A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick

on domingo, 26 de agosto de 2012

A Invenção de Hugo Cabret
Brian Selznick
Editora Edições MS
533 páginas
ISBN: 9788576752035
Resenha por: Will

Sinopse: Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro da vida Hugo Cabret.

Hugo Cabret é literalmente um livro mágico. Por meio de desenhos e palavras, a história do menino órfão de pai e mãe vai sendo contada de uma forma lúdica, emocionante e divertida.
Há quase um ano atrás quando ganhei o livro, achei que ele era exclusivamente para crianças, mas com o lançamento do filme prestes a explodir, fiquei louco de vontade e ansiedade de devorar todas as páginas. Após ganhar CINCO estatuetas do Oscar eu TINHA que finalmente ler, mas resolvi esperar mais um pouco até o momento certo, e assim que o peguei não larguei e devorei as quase 600 páginas em uma tarde.

A grande sacada do livro é realmente mesclar as palavras com os desenhos. O autor soube muito bem usar este artifício, para deixar o livro mágico. Contando de uma forma muito instrutiva história dentro de história, como é o caso do início do cinema francês e um de seus patronos.

Hugo é um garoto que além de tudo é muito responsável, mas não deixa de forma alguma ser criança, pregando peças, brincando como pode e além de tudo sonhando. Acho que o motivo de toda a invenção de Hugo Cabret, é mesmo essa sede de conhecimento que ele tem, a vontade de recolocar tudo no lugar, mesmo que as situações não estejam favoráveis,

Um livro rápido, com uma história bonita, mágica e comovente. Hugo Cabret é um daqueles livros que foram escritos para crianças, mas que todas as faixas etárias podem ler sem medo.