Especial #SemanaDessen

on segunda-feira, 11 de junho de 2012

A semana passada inteira foi muito especial para os fãs da autora norte-americana Sarah Dessen. A Dayse Dantas do NUPE e a Giu Fernandes do Amount of Words bolaram juntas uma semana para falar sobre a Sarah Dessen, quais são as influências que os livros dela trazem para as nossas vidas e essas coisas BEM LEGAIS sabe?

Fiquei aqui pensando “Eu também vou fazer um post homenageando a Sarah!” e, pois bem, estou aqui cumprindo a minha promessa!

Quem é a Sarah Dessen?
Ela é uma mulher com os seus trianta e poucos anos, que mora na Carolina do Norte com uma filhinha pequena e o marido. É autora de dez livros de sucessos, dos quais os últimos cinco foram parar automaticamente na lista de “Best-sellers do The New York Times”, além de serem constantemente elogiados e indicados para prêmios ou programas literários jovem-adulto como o “Melhores Livros para Jovens”. Teve um dos seus dois primeiros livros “That Summer” (que vai ser lançado agora no segundo semestre pela Editora iD) e “Someone Like You” transformados no filme “How to Deal” (que eu ainda não vi, vê se pode!?).

Qual a sua história com ela e seus livros?
Sabe aquele autor que antes mesmo de você ler algo dele já é fã? Esse sou eu. Sempre ouvi pessoas que confio totalmente no gosto literário indicando a Sarah e rasgando uma seda danada. Eu simplesmente tinha que ler algo dessa mulher, mas o problema é que nem uma editora queria publicá-la aqui, eu não sei o porquê, mas vai saber né? Até que a Editora Farol lançou o livro “Just Listen: A Garota que esconde um segredo” e as pessoas só foram comentar depois, já que a editora não tem um plano de marketing forte. E aí os amantes da Sarah surtaram quando a Editora iD disse que ia lançar o livro “A Caminho do Verão”, foi muita piração para uma pessoa só. Assim que recebi o livro eu li e OMG, que livro maravilhoso. E então esse ano a iD lançou o último livro lançado lá nos EUA “O que aconteceu com o adeus” que eu li assim que chegou também e SURTOSSSS! (aliás, tem promoção dele aqui!).
É foi assim que eu me tornei fã dela, mesmo só tendo lido dois livros. E quer saber? Você não precisa ter lido TODOS os livros para falar “EU SOU FÃ E VOCÊ NÃO” já que número não significa NADA.

E os livros dela falam sobre o quê?
A-HÁ! Os livros dela falam sobre a nossa vida de um jeito surpreendente e interessante, de situações que você ou alguém muito próximo ou conhecido deve ter passado, pelo menos por algo semelhante. E a forma como ela escreve, deixando o leitor envolvido não só com o clima da história, mas com a cidade e os personagens. Falando em personagens, eles são assim como você ou eu: Teimosos, carinhosos, medrosos, inteligentes, sarcásticos, engraçados, alegres, tristes, com ou sem segredos, irracionais, pensadores e... REAIS. Sim, eles são tão reais que poderiam muito bem ser um de seus amigos, com dramas pessoais e tudo o que seus amigos tenham.

E o gênero dos livros dela?
Todos fazem parte do gênero jovem-adulto contemporâneo, mas precisamente da subdivisão “Coming of Age” que são histórias que beiram a realidade tanto pela simplicidade, ou como ela nos é apresentada. Outros autores que escrevem no mesmo estilo são “John Green” e “Jennifer Echols”.

Eu só queria dizer que eu amo a Sarah, suas histórias têm peso e não só mais uma história, com personagens bonitinhos e superficiais que estão ali para serem passatempo. Não estou nem ai se ela está na moda, se todos querem ler só para fazer BOOM. Suas palavras surtem efeito em mim e ao ler me emociono e me divirto como louco. Não quero forçar ninguém a ler o que não deseja, mas sei que a partir do momento em que pegarem algum livro dela, pode se preparar, suas experiências de “Coming of Age” não serão mais as mesmas!

Resenhas:

#SemanaDessen, espero que vocês tenham gostado!