Garota Replay - Tammy Luciano

on sábado, 12 de maio de 2012

Garota Replay
Tammy Luciano
Editora Novo Conceito
Selo: Novo Conceito Teen
352 páginas
ISBN: 9788581630076
Resenha por: Will

Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Nunca tinha lido nenhum livro da Tammy, mas sempre ouvia as pessoas falando muito bem deles. Já conheci a Tammy em 2010 na Bienal de São Paulo e ela é uma fofa, e estava com muita vontade de ler algum livro seu.

Antes de começar Garota Replay eu já tinha uma ideia pré-concebida dele, o livro me lembrava aquele filme “derrepente 30” e eu ficava ‘’Tá essa história já foi usada antes!”. A grande questão é que eu não leio sinopse e não sabia do que se tratava, quer dizer, ouvi algumas pessoas comentando que uma menina encontrava ela mesma e ai julguei a história.

A escrita da Tammy é fluída e o livro como é bem pequeno até ajuda a quem ler de vagar ler rápido. Achei o livro até o meio um pouco lento, não peguei empatia pelos personagens logo de cara e ficava “vamos lá. Quando a ação vai começar?”. Quando cheguei ao meio do livro, minha opinião mudou drasticamente, aconteceu uma tragédia que fez com que o livro engrenasse de uma vez, não deixando se quer uma pausa para pensar sobre as coisas ocorridas e quando vi já tinha terminado o livro.

Assim que terminei dei uma pausa, tomei um pouco de água e fui pensar no livro. Achei incrível a explicação da autora para a Replay (a cópia da menina), no final eu já estava louco querendo que a história não acabasse tão rápido. Não achei o final corrido e a autora conseguiu explicar tudo direitinho. Mesmo gostando da história, não gostei de todos os personagens, a maioria você não consegue pegar a empatia. Thizi a protagonista se salva um pouco só pelos acontecimentos e pela linha de raciocínio dela, mas ainda acho que ela é um pouco mimada e chatinha. O melhor personagem do livro é mesmo Tito, o melhor amigo de Thizi, que é muito legal e paciente e não poderia deixar de lado a replay que é ótima..

Garota Replay é um livro que pode agradar a todos, mas principalmente os pré-adolescentes. O livro mesmo sendo fininho, passa uma lição muito legal e que podemos por em prática em nossa vida. Gostei do livro, mas não me apaixonei por ele. E você já leu? Quero a sua opinião!

Sorteio surpresa para quem comentou na resenha, vamos ver quem ganhou?
Quem leva para casa o Kit com livro + espelho é a... Camila Guello. PARABÉNS!!

Vou sempre fazer sorteios surpresas entre os comentaristas das resenhas, não deixem de comentar! =D