Footloose - Rudy Josephs

on sexta-feira, 20 de abril de 2012

Footloose
Rudy Josephs
Editora Galera Record
240 páginas
ISBN: 9788501096708
Resenha por: Will

Sinopse: Quando Ren, saído de Boston, se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, enfrenta um intenso choque cultural. Em Bomont, a diversão é proibida: nada de ficar fora de casa até tarde; festas, sem chance; o rock é banido e simplesmente esqueça sair para dançar. Agora ele está engajado em uma causa simples: fazer com que todos possam se divertir! Daqueles que não desistem com facilidade, Ren desafia a ordem local enquanto luta para chamar a atenção de Ariel, a bela e atraente filha do reverendo Shaw.

Como é bom sair de leituras sobrenaturais por um momento, e ler um livro que os personagens podem ser aquela pessoa que você conhece, vivendo em um lugar onde você já pode ter visitado ou pensando um, ou seja tudo muito próximo a realidade mesmo sendo ficção.

Footloose é baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Brewer que consequentimente é um remake do filme homônimo de 1984. Para falar a verdade eu nunca vi a versão original, que é bem famosa, então a leitura foi para mim nova em tudo. A história em si pode ser até meio clichê, mas a graça é como as coisas se encaixam para os personagens.

Gostei como a autora trabalhou certas questões, como a religiosidade das pessoas, o pré-conceito do que é novo e até mesmo o autoconhecimento que cada pessoa pode chegar a ter um dia. Ren é um personsagem muito legal, ele tem sede de conseguir ir mais além do que já conseguiu, e tem uma personalidade que é de invejar. Já  Ariel, não é uma protagonista por quem as pessoas se apaixonem automaticamente, e isso é o interessante, ela sabe o que quer e vai atrás, mesmo que algumas coisas a aprendam, como por exemplo, ser a filha da maior autoridade da cidade na figura do Reverendo, não deixa intimidá-la em forma alguma e de fazer o que tem vontade. E de forma alguma eu tiro a razão dos pais de ficarem preocupados com os filhos, mas remoer uma história antiga e punir os jovens por uma coisa de que eles não cometeram é um pouco injusto! 

Me apaixonei pelo livro, passa tantos aprendizados em apenas 240 páginas. Assim como gostei do livro, o filme também é ótimo, um complementa o outro. Indico sem nem pensar duas vezes, tenho crteza que vai passar bons momentos ao lado de personagens muito agradáveis.

Trailer do Filme de 2011: