Antes que eu vá - Lauren Oliver

on sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Antes que eu vá

Lauren Oliver
Editora Intrínseca
358 páginas
ISBN: 9788580570595
Resenha por: Cahh

Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.


Bom vou tentar falar um pouco sem dar muito spoilers (acho que vai ser difícil), pois achei a história tão fantástica e muito ligada em si para falar algo sem contar muito, rs

“o que você faria se pudesse viver o mesmo dia novamente?”

O livro trás uma história diferente, envolvente e surpreendente. Lauren Oliver consegue envolver você em uma trama com assuntos tão reais que muitos jovens passam como bullying, álcool e as drogas sem tornar o assunto chato. Acho que isso é a grande sacada do livro.
A principio fiquei sem muito esperança pelo livro pois achava que seria totalmente diferente do que realmente é, mas conforme a história de Sam começa a ser contada você fica na expectativa para saber o que vai acontecer com essa típica garota popular que ganha uma chance ou melhor algumas para consertar “erros” cometidos.

Ao decorrer do livro você acompanha o amadurecimento de Sam, seja com suas amizades, sua família, o livro faz a gente realmente parar para analisar se realmente o que fazemos é correto ou não, pelo menos foi essa a impressão que eu tive.
Finalizo colocando aqui uma das frases que mais me marcou no livro e realmente me fez pensar: 

 “Mas antes que você comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que eu fiz foi realmente tão ruim? (…) É realmente muito pior do que o que você faz? Pense a respeito.”

Beijos
Cah