Depois Daquele Beijo - Raffaela Vieira

on quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Depois Daquele Beijo
Rafaella Vieira
Editora
Brejera Malagueta
184
Páginas
ISBN: 9788563360045


Como eu disse no Skoob, os livros nacionais vêm cada vez mais me surpreendendo, e isso é ótimo!

Caterine é a nova menina na classe. Linda de morrer, interessada por livros, muito intensa, ela vira a melhor amiga de Michelle. Só que, durante o projeto de filmagem para a matéria de artes, as duas descobrem que um beijo pode ser perfeito demais – e mudar tudo o que acontece depois. Um romance teen ambientado em Recife, com todo o calor das praias de mar verde. A obra utiliza um tom leve e bem humorado para tratar questões típicas da idade, como festas, amigos, estudo, projetos de escola e namoros. Há a insegurança de um primeiro envolvimento e os exageros de adolescentes, mas a autora evita descrições de sensualidade. O lançamento faz parte do foco da Brejeira Malagueta de dar voz às jovens autoras nacionais que falem da homossexualidade feminina com autenticidade e sem preconceitos.

Primeiro antes de tudo, temos que acabar com os pré-conceitos. Como o livro fala sobre homossexualidade, algumas pessoas podem até torcer o nariz. Mas literatura é isso né gente? Temos que ler de tudo.

Como eu adorei ler esse livro, ele é tão espirituoso que praticamente já nos encanta por si só, mas é com uma escrita tão leve e descontraída que “Depois Daquele Beijo” nos prende durantes todas as suas 184 páginas (eu queria mais!).

A autora Raffaela Vieria, deixa a narração de Michelle mais real por tudo o que ela cita. Tem um monte de menções á séries, livros e músicas que nós todos amamos. E isso é tão legal, que parece que estamos conversando com a Michelle sobre a vida dela.

O cenário é ótimo, para quem não sabe eu nasci em Recife, mas moro em São Paulo desde pequeno, então tudo o que eu conheço lá é só os pontos turístico que visito de tempos em tempos, e ler uma trama que é ambientada em uma cidade tão gostosa como essa é muito bom. Eu ficava o tempo todo, “eu já passei por aqui!” hehehe.

Os personagens são bem construídos e nenhum está ali na estória dó para fazer volume. Cada um tem uma personalidade própria e distinta, e tem um mais maluco que o outro. Meus preferidos foram o Renato e a tia Jaque, impossível não rir com esses dois.

A forma como a autora aborda a sexualidade da protagonista é ótimo, pois ela não joga em cima dos leitores praticamente e deixa lá, ela vai fazendo com que a personagem descubra esse seu lado sem fazer alarde ou deixando as pessoas escandalizadas.

Ler “Depois Daquele Beijo” só nos retifica aquela estória de que o amor é para todos, independente de raça, credo, religião ou sexualidade. A mensagem é positiva e o livro deveria ser adotado pelas escolas como leitura obrigatória, quem sabe os pequeninos aprenderiam que o importante é ser feliz.

Depois Daquele Beijo é isso. É paixão, é gargalhadas, é amizade e é o primeiro amor de uma forma diferente, mas que não deixa de ser bonito.