VICIANDO EM: Tudo O Que É Sólido Pode Derreter

on quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quem lê o blog freqüentemente, sabe que eu amo essa série e já havia mencionado ela no post que fiz sobre as séries brasileiras, que você pode ler aqui.

Então, ontem eu não tive aula e resolvi assistir os onze episódios tudo de novo. E me senti na obrigação de viciar aqueles que por ventura não tenham se sentidos atraídos por essa série magnífica.

Como eu disse no outro post, antes eu tinha meio que um pré-conceito com séries brasileiras, e achava que elas não tinham uma qualidade assim como as americanas. E após ver a indicação da Sarah Oliveira no Twitter, eu resolvi ir atrás da série e após assistir a todos os episódios, não é que me surpreendi!?


A série conta a estória de Thereza, que é uma adolescente comum e como todos e que estuda em um colégio estadual como a maioria dos adolescentes brasileiros. Ela acabou de perder seu tio, que era escritor e ator de peças teatrais, então ainda se recuperando da perda da pessoa que ela mais amava, acaba entrando de cabeça nos livros que o professor de literatura passa no colégio. Os livros + o amor pela leitura, faz com que tudo o que a vida de Thereza vire uma releitura moderna dos livros que estão presentes na maioria dos vestibulares do país.

O mais legal da série é que você aprende se divertindo, já que cada episódio é sobre um dos onze livros que caem em vestibulares e provas de colegial. Eu mesmo adoro ler, mas esses livros confesso que só consegui ler uns quatro, são muito enfadonhos e muitas vezes eu dormi durante a leitura.

A Thereza e sua turma são tão legais, que parecem até amigos nossos. Impossível não rir com as bobagens da Dalila, dos devaneios do João Felipe, dos medos do Marcos, das inseguranças da Letícia, e de todos os outros personagens carismáticos criados por Rafael Gomes (que é criador daquele famoso vídeo do youtube Tapa na Pantera, veja aqui).


Falando em Rafael Gomes, ele é autor, roteirista , diretor e produtor da série. Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, seu terceiro curta, venceu diversos prêmios, participou de um dos mais importantes festivais infanto-juvenis do mundo, o de Oberhausen, na Alemanha, e deu origem à série exibida na TV Cultura.

A série fez tanto sucesso que além de Box de DVD, ganhou a versão literária pela editora Leya, lançado em Março. A série ainda está em exibição na TV Cultura, TV Escola e no site da TV Cultura gratuitamente, clicando aqui.

Já ia quase esquecendo de falar da trilha sonora, que é perfeita e que complementa totalmente o clima da série.

Essa não é só mais uma série, é a história de vários adolescentes brasileiros. Com muitas dúvidas, tristezas, alegrias, primeiros amores, perguntas e respostas. Essa é Tudo o Que é Sólido Pode Derreter, mais que recomendada!

Compre aqui o livro e aqui a série.

Corram já para o site e assistam todos os episódios, quero saber da opinião de vocês, então já estão intimados a voltar aqui e comentar o que acharam!