Intriga - Anna Godbersen

on quarta-feira, 4 de maio de 2011
Intriga
Anna Godbersen
Editora
Rocco
392
Páginas
ISBN: 9788579800221

Onde Comprar: Livraria Cultura

Adorei o primeiro livro, mas esse é ainda melhor!

Intriga volta a 1899, quando Manhattan começava a se transformar no coração do mundo, a Quinta Avenida abrigava as mansões de algumas poucas e abastadas famílias e os jovens da alta sociedade se exibiam em fabulosos vestidos e elegantes fraques em animados bailes madrugada adentro. Dessa vez, a trágica morte da jovem Elizabeth Holland, uma das mais belas meninas da cidade, volta os olhares de toda a comunidade para os seus conhecidos mais próximos. Enquanto boatos começam a correr as páginads dos jonais afirmando que Elizabeth está viva, Penélope Hayes está tentando de tudo para se achegar cada vez mais perto da família Schoonmaker. Com maldade, festas, encontros secretos e muita notícia correndo solta pelos tablóides, as famílias mais ricas e poderosas de Nova York terão de fazer o máximo de esforço para deixar seus segredos mais sórdios bem escondidos por trás de suas pesadas portas de madeira.

Desde que li Luxo fiquei ansiando Intriga. E esse foi um livro que me fisgou de um jeito muito bom. Acho que sempre quando estamos saturados de estórias sobrenaturais, corremos para algo que seja mais “pé no chão”.

Intriga se inicia três meses após os acontecimentos de Luxo, que deixou a Nova York do final do século XIX em plena desordem, onde todas as personagens foram lesados e que fundamentou a teia pronta para novas revelaçoes e escândalos.

Se em Luxo, Diana Holland era a minha personagem preferida, em Intriga ela divide o pódium com a nossa vilanzinha preferida - depois de Blair Waldorf né gente? - Penélope Hayes. Lendo o livro, podemos identificar o quanto o ser humano é ganancioso e faz de tudo para alcançar os seus desejos mais profundos. Outra personagem que me surpreendeu bastante foi Lina Broud, contando com a ajuda certa se garantiu e conseguiu realizar uma de suas maiores vontades.

Anna Godbersen mostra que não está apenas brincando de escrever, e levou a sério, conseguindo transplantar alguns problemas que a sociedade novaiorquina tinha naquele tempo, trazendo-os para seus romances. A narração da autora continua impecável, e nota-se o cuidado investido por ela em pesquisas para que seus livros não ficassem pobres de história real.

O livro é tão maravilhoso, que terminei ele em apenas uma madrugada. São acontecimentos em cima de acontecimentos, que é impossível largar o livro até chegar ao seu desfecho. E por falar em desfecho, tenho que dizer que ainda estou passado com o final do livro, e não acredito como a autora conseguiu ser ousada e acabou inovando a estória. Não vejo a hora de ler “Envy” que infelizmente a Editora Rocco ainda não trouxe para o Brasil.

Uma coisa legal nos livros da série Luxo, é que seus prólogos sempre são os desfechos do último capitúlo, e se mesmo assim você acha que consegue descobrir apenas lendo essas primeiras páginas, você está muito engandado. E se mesmo assim você descobrir do que se trata o último capítulo, vai ficar bobo de tanta reviravolta que acontece durante a leitura.

Essa é uma série MUST READ, e que todos, apesar do preço devem ler. Uma leitura envolvente, cheia de surpresas e com muito luxo, bom gosto e requinte que foi o final do Século XIX.